domingo, 11 de março de 2012

O VÉU DA NOIVA

PORQUE ALGUMAS NOIVAS USAM VÉU E OUTRAS NÃO?

De acordo com as pesquisas realizadas, encontrei o seguinte:  diz a lenda que a origem do uso do véu está na antigüidade. Ele  era usado como parte do vestuário feminino, principalmente pelas mulheres da nobreza, pois sua pele devia ser clara. As camponesas tinham a pele escura curtida pelo sol. A função do véu era proteger os cabelos e a pele do rosto e pescoço contra danos causados pelo sol e pelo vento.
Também encontramos que o uso do véu da noiva era um costume na antiga Grécia e que foi criado para proteger a noiva de mau olhado e também de outros possíveis admiradores.
Outro costume bem diferente para o uso do véu foi encontrado na Idade Média, que ao contrário  dos dias atuais, o seu uso pelas mulheres dos povos Anglo - saxões se dava apenas entre as mulheres casadas.
Por outro lado, quando pesquisado os aspectos religiosos do uso do véu encontramos que  no Cristianismo  ele aparecia em todas as representações de Maria, Mãe de Jesus Cristo. O uso do véu na igreja era comum antes da década de 1960.
Portanto destacamos que o véu é uma peça misteriosa uma vez que  ao mesmo tempo que esconde, destaca a beleza da noiva.
O véu dá a noiva uma aura angelical, quase divina, por isso é considerado símbolo da pureza e foi incorporado ao traje da noiva, devendo então ser sempre no tom branco. Historicamente, as noivas usavam o véu caindo sobre as costas no dia do matrimônio como prova de virgindade e da cor branca para ressaltar a pureza.
Pelo fato de apenas as mulheres virgens poderem usar o véu, essa idéia permanece até os dias de hoje e faz parte dos costumes, portanto a noiva que casa-se pela segunda vez não deve usar véu na cerimônia de casamento.

Túlio de Pinho

Fonte Pesquisas da Túlio Eventos (http://www.tuliopinhoeventos.com/)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, o que achou deste texto? Comente.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.