terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

CONTROLE DO TEMPO EM EVENTOS



É muito comum esse item ser negligenciado dentro de um evento. Parece que alguns coordenadores  ao criar um roteiro com tempo de duração de cada palestra e debate, pensam que tudo irá acontecer dentro do estabelecido. Isso é muito comum, mas é um grande equívoco. Essa situação ocorre porque muitos palestrantes simplesmente não controlam seu tempo no palco. E é compreensivo, mas também não se justifica pois eles teriam que ter esse controle.
Ressalva-se, entretanto, que alguns, mais experientes, preparam suas palestras calculando o tempo exato ou aproximado de duração. Outros, nem isso fazem, apenas preparam a fala com tempo aproximado.  E o resultado de tudo isso comumente é o estouro do tempo.
A  conseqüência tem sido complicada para todos pois, num efeito dominó, a situação resulta em  atrasos  ao roteiro inicial e atrasos para o encerramento do evento. Podemos resumir e dizer que o resultado final desse descuido na organização acarretará atrasos para outros compromissos, comprometendo seriamente o brilho do evento.
Cabe então aos organizadores criar mecanismos de controle para evitar essa situação. Algumas providências podem ser tomadas. Entre elas podemos sugerir:

1 – Reunião prévia com todos os palestrantes para enfatizar a importância de todos observarem o tempo fixado no roteiro e de como será o controle;
2 – Controle do tempo de cada palestra mediante apresentação de placas indicativas do tempo que resta, feita por alguém da organização do evento ou até mesmo pelo Mestre de Cerimônias, previamente combinado com todos os palestrantes.
Dessa forma, o evento ganhará em organização e produtividade. Todos sairão satisfeitos: os palestrantes que estiverem no palco e os demais que terão certeza de que também terão tempo suficiente para suas apresentações. Conclusão o evento será um sucesso pelo menos na organização.

Túlio Pinho/Mestre de Cerimônias e organizador de eventos
Fonte: www.tuliopinhoeventos.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, o que achou deste texto? Comente.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.